O que é uma encíclica?

Muita gente está animada com a encíclica sobre o meio-ambiente a ser publicada pelo Papa Francisco. Mas o que exatamente é uma encíclica?

Encíclicas funcionavam como uma espécie de “email” nos primórdios da Igreja. O nome vem da palavra grega para círculo ou circular. Cartas importantes do Papa eram encaminhadas para bispos e igrejas locais, que então faziam cópias, encaminhadas para outros bispos e igrejas locais, até que toda a Igreja recebesse a mensagem.

Isso podia dar bastante trabalho! Então você pode imaginar que as cartas necessariamente continham informações vitais e não eram enviadas com grande regularidade.

As encíclicas atuais são imediatamente publicadas no site do Vaticano, em diversos idiomas, para que o mundo inteiro leia. Mas sua audiência principal ainda são os bispos e padres, juntamente com todos os que ensinam e defendem a fé católica. Encíclicas ajudam a entender melhor como aplicar os ensinamentos da Sagrada Escritura e da Tradição Católica – especialmente à luz de um assunto particular.

Encíclicas não são necessariamente declarações “infalíveis” – ainda que possam ser se o Papa decide percorrer esse processo. Isso não acontece com freqüência. Normalmente encíclicas oferecem importantes princípios balizadores para a reflexão dos fiéis. Isso não quer dizer que os católicos possam ignorar uma encíclica se refletem a respeito dela e concluem que não gostam do que ela diz. Encíclicas papais devem, de fato, ser levadas muito a sério e devem nos desafiar a crescer como discípulos de Jesus Cristo.

(Para mais detalhes sobre os diferentes graus de autoridade dos ensinamentos da Igreja veja este sumário produzido por um dos signatário do Movimento Católico Global pelo Clima).

Sobretudo ao longo do século XX desenvolveu-se na Igreja a tradição das “encíclicas sociais”, relacionadas a temas como direitos dos trabalhadores ou o desenvolvimento de seres humanos e culturas. (Veja mais sobre encíclicas sociais aqui.) Isso não quer dizer que “encíclicas sociais” não sejam relacionadas com a fé. É claro que são! Lembre-se, o propósito delas é ligar nossa fé católica a alguma nova realidade.

Então faz sentido que no século XX e no século XXI, sempre que o Papa (que é o pastor universal!) queira oferecer orientação sobre este ou aquele assunto, envie sua palavra ao redor da Igreja.

Em outras palavras, ele publica uma encíclica.

 

Para mais informações sobre encíclicas veja aquiaqui, e aqui ou aqui (em inglês).

Para mais informações sobre ensinamentos católicos sobre mudança climática e responsabilidade pela criação, leis estes recursos.