Jejum durante a Quaresma pela Justiça Climática

Durante a Quaresma 2015 (fev 18 a abr 2), vamos organizar um jejum global pela justiça climática, juntando-nos ao esforço inter-religioso #FastForTheClimate que vai durar um ano. Em cada um dos 40 dias, um país diferente terá católicos e outros cristãos em jejum.

POR QUE?
Quaresma é o período no qual recordamos os 40 dias que Jesus jejuou no deserto. Somos convidados, nesse período, a refletir, arrepender-nos e ouvir a Deus. “A Quaresma é um período de renovação para toda a Igreja, para cada comunidade e cada fiel”, disse o Papa Francisco em sua recente mensagem para a Quaresma. Propomos que durante esta Quaresma rezemos e jejuemos para renovação de nossa relação com a criação e com nossos irmãos e irmãs em situação de pobreza que já estão sofrendo os impactos da mudança do clima causada pelo homem. Além de prestar solidariedade às vítimas da mudança do clima, instamos os líderes políticos a assumir compromissos ambiciosos para resolver esta urgente crise, evitando que a temperatura global aumente mais de 1,5 graus Celsius (em comparação com níveis pré-industriais). Para mais informações leia os Ensinamentos Católicos sobre a Mudança Climática e “Nossa Declaração à Igreja e ao Mundo”.

50 países confirmaram até agoraDatas e detalhes aqui.

Recursos para preparar para o jejum:

Lembrete importante: se você participará do jejum (por “jejum” queremos dizer abstenção de comida durante um dia inteiro ou pelo menos de uma refeição) certifique-se de beber muitos líquidos. Se você sentir tontura ou fraqueza coma alguma coisa imediatamente. Não participe do jejum se você estiver grávida, tiver menos de 12 anos ou caso sofra de algum distúrbio alimentar. Se tiver alguma dúvida, consulte antes um médico.